Projetos de Pesquisa em andamento

– Educação Patrimonial nos arquivos brasileiros

O projeto tem como objetivo geral identificar e analisar as políticas de educativas  nos arquivos brasileiros por meio de seus programas e atividades educativas voltados para o público escolar. Como objetivos específicos pretende-se: conhecer as principais propostas educativas vigentes no país, identificar as metodologias de trabalho utilizadas; registrar as práticas adotadas e o conhecimento científico gerado sobre tais atividades. Além disso, pretende-se produzir  artigos e trabalhos para apresentação em eventos sobre o tema.

 

– As Estatísticas Públicas no Estado de Minas Gerais (1890/2014): perspectivas histórico-analíticas e repertório de fontes

O projeto pretende realizar pesquisa histórica sobre a trajetória das políticas estatísticas em Minas Gerais no período republicano, suas instituições, aparatos legislativos, protagonistas políticos e técnicos, processos de trabalho; analisar a produção estatística dos órgãos públicos no estado de Minas Gerais, diversidade e abrangência dos temas e objetos, categorias de análise e natureza dos dados; e mapear acervos e fontes documentais produzidos pelas diferentes instituições públicas do estado. O projeto resultará em obra a ser publicada na Coleção Mineiriana, programa editorial da Fundação Pinheiro, e um Repertório de Fontes a ser publicado pelo Arquivo Público Mineiro. Coordenação: Maria do Carmo Andrade Gomes (FJP).