Ensino

Leciono as seguintes Disciplinas no Curso de Arquivologia, na Escola de Ciência da Informação (UFMG).

 

– Fundamentos da Arquivologia
Ementa: Aprofundamento das discussões sobre a elaboração dos conceitos e princípios da Arquivologia, vistos sob uma perspectiva histórica de consolidação das instituições arquivísticas e de distinção das áreas de atuação do arquivista e do historiador.  Conceitos, terminologia, legislação arquivística e organizações internacionais na área arquivística.

 

– Memória e Patrimônio Cultural
Ementa: Conceitos. Interrelações entre memória, patrimônio cultural e identidade.  Políticas públicas de patrimônio e cultura no Brasil. A ação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.  Criação de órgãos de preservação e  memória. Patrimônio Imaterial e a inserção dos debates sobre memória e história afro-brasileira e indígena nas políticas culturais brasileiras. Sustentabilidade, educação ambiental e ações de preservação do  patrimônio cultural.

 

– Ação Cultural e Educação Patrimonial em arquivos
Ementa: Pressupostos teórico-metodológicos da Ação Cultural e da Educação Patrimonial. Difusão da informação. Atividades educacionais e culturais nas unidades de informação. História e cultura afro-brasileira e indígena e o debate sobre identidade nacional. Educação patrimonial e educação ambiental: políticas de conservação do meio ambiente e do patrimônio cultural. Limites e possibilidades da aplicação da metodologia em projetos em Arquivos e outras instituições patrimoniais. Observação e construção de proposta de Educação patrimonial: a articulação das instituições de memória e patrimônio e da escola.